O que é e como funciona o  Inbound Marketing?

BLog Images

O inbound marketing pode ser conhecido como marketing de atração. Enquanto o marketing tradicional se centra em dar exposição as marcas, e a partir dessa exposição buscar um aumento nos resultados de vendas, o marketing de atração se coloca como uma forma de construir primeiro um relacionamento com o cliente e a partir desse relacionamento alcançar resultados de vendas.


Algumas das ferramentas que são usadas pelo marketing tradicional são:

  1. Ligações, e-mails e mensagens via aplicativos como WhatsApp e Telegram para contatos "frios", pessoas que não tem relacionamento com sua marca.

  2. E-mail marketing direcionado para uma lista de leads que não tem relacionamento com sua marca,

  3. Marketing de interrupção caracterizado pelo uso de anúncios em canais que são consumidos pelas pessoas em seus momentos de lazer.


Em contraste a esses métodos está o uso do Inbound Marketing, nele a principal característica é a construção de uma audiência por meio da criação de um relacionamento entre marca e cliente.


Algumas das estratégias mais utilizadas são:

  1. SEO é a otimização de um site ou plataforma para que a marca seja melhor posicionada em buscas nos motores de buscas mais usados como Google, Bing, Yahoo etc.

  2. Produção de conteúdo é uma forma de trabalhar e associar a marca a temas que são pesquisados, ou são do interesse do público que se alinha com a marca. Para tal esse conteúdo pode ser veiculado em diversas plataformas e formatos.


O Inbound marketing está centrado na jornada do cliente.


A jornada do cliente é uma ferramenta de mercado para entender todos os passos, e posicionar o cliente na etapa certa durante o processo de compra. Para se entender melhor podemos simplificar em alguns passos:       


1º passo

Atração de pessoas que não tem contato, relacionamento ou vínculo com sua marca.

Ferramentas mais usadas para se obter esse resultado são:

Ter um site que tenha produção de conteúdo constante.

Utilizar textos com palavras-chave que sejam entre as mais buscadas nos motores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo).

Produção constante de conteúdo para as redes sociais, nos canais que mais se alinham ao público que deseja ser alcançado.


2º passo

Quando as pessoas entram em contato pela primeira vez com sua marca.

Ferramentas mais usadas para se obter esse resultado são:

Uso de formulário para se obter alguns dados chave para se fazer um contato futuro com aqueles que manifestam interesse em sua marca ou produto.

O uso do recurso chamada para ação (call-to-action) influenciando a pessoal a tomar uma decisão em relação a marca: comprar um produto, baixar um aplicativo, fazer uma assinatura, ou mesmo, seguir nas redes sociais.

O uso de páginas para cadastro de dados de pessoas interessadas (landing page). Isso ajuda a construir uma audiência e uma base de interessados(as).


3º passo

Quando as pessoas já entraram em contato com a sua marca, o desafio é dar continuidade ao relacionamento que foi iniciado, e influenciar uma decisão de compra.

Ferramentas mais usadas para se obter esse resultado são:

Uso de listas de transmissão, seja via e-mail marketing, cadastro em aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram.

Uso de tráfego pago e anúncios de remarketing.


4º passo

Cliente (encantar)

Ferramentas mais usadas para se obter esse resultado são:

Promoção de eventos para o público que gosta da marca.

Perseverar na produção de conteúdo para focar nesse público.

Conteúdo personalizado para determinados segmentos.


5º passo

Cliente convertido em entusiasta da marca.

Gostou das informações? Precisa fazer uma campanha de Inbound Marketing para sua marca? Conte com a Cia da Criação.